Novidades / Artelier? / Teatro Rua / Animação Rua / À La Carte / Animação infantil / Formação / Contactos / T.N.R.  
 
TEATRO RUA - FESTA DOS INÚTEIS
 
 
 
 

ARTELIER?
cia artes de animação e do teatro de rua
apresenta:

 

.............................................................................................................................

"A FESTA DOS INÚTEIS"
comédia de rua grotesca e valdevina

Abram as portas (ruas) à nova e inquietante manobra da fúria exuberante da companhia Artelier.

"A Festa dos Inúteis", vagamente olhando o universo Felliniano e as comédias burlescas e decadentes do fim do séc.XIX.

Mais do que uma paródia de "bolo na cara". A Artelier? Interroga de forma abstracta mas incisiva os usos e costumes de uma sociedade onde a abastança parece ser em certos casos causa de males maiores do que a falta. Como diz o ditado "não há fome que não dê em fartura" e em "A Festa dos Inúteis", a Artelier? Faz pender a balança de uma inicial bulimia colectiva para um fatídico ataque de anorexia geral. A rir se castigam os costumes e os seus personagens acumulam entre si um invejável lote de práticas de excesso que lhe confere uma dimensão "cliché" que se fragmenta e deixa à livre interpretação a descodificação das diferentes densidades e subtilezas. "A Festa dos Inúteis" apropria-se do espaço cénico de forma fixo (palco) ou em percurso (rua) com paragens para as diferentes cenas.

Partindo de um dispositivo cenográfico poetizado a partir das antigas tradições do espectáculo de feira, bem como do imaginário dos saltimbancos, a Artelier?  Elege como espaço cénico central e utilizando dramaturgicamente em quatro frentes uma Roulotte de Circo, O PALACIO DE VALDEVINO, o conde Minotauro, anfitrião da festa.

Um conjunto de personagens inesquecíveis: A Mulher de corpo de copos, Silas o mordomo culpado, Cuque, o cozinheiro,A Mulher objecto, A Dama de pernas de mesa, Caras o motorista, a empregada Ana Floyd & Ana, A Srª E.Vidente entre outros personagens, dão vida a esta comédia burlesca, onde não faltam inúmeros tributos ao circo(teatro?) vaudeville, ao cinema mudo, ao musical, às artes da proeza humana, aliados a um domínio das técnicas do teatro físico, do audiovisual, da pirotécnica e da sonoplastia quadrifónica, que se revelam num autentico trabalho de investigação sonora para espectáculo de rua e de eficaz comunicação, vanguardista, contemporânea, mas de cariz popular e não elitista.

MAIS DO QUE UMA ANIMAÇÃO, MAS POR CERTO UMA GRANDE ANIMAÇÃO

Brevemente numa rua perto de si.

 

.............................................................................................................................

ficha técnico-artística

Ideia Original e Interruptores Dramaturgicos - nuno paulino
espaço sonoro original e quadrifonias: nuno paulino e umbigo
trapos e acessórios: fernada poeira
imagem e video manipulação: artelier? - celso leite
com: carlos kletto-nuno paulino-pedro porfirio-martas pincel-octavio foito santos-maria poeira-ivo leite-tania safaneta-sofia verdon-marie franco lucio-marie poeira.

 
 
 
 
 
Novidades / Artelier? / Teatro Rua / Animação Rua / À La Carte / Outros / Contactos / T.N.R.